Sobre o Kombucha

O Tampopo Kombucha é resultado de nossa pequena (e apaixonante) produção artesanal e caseira de kombucha. Essa refrescante, saborosa e saudável bebida fermentada pode ser encontrada em dois lugares muito charmosos: Varanda Pães Artesanais (215 norte), padaria de incríveis pães de fermentação natural; e De Amores (116 sul), cafeteria de comidinhas lindas sem glúten e sem leite.

Tampopo Kombucha tem como ingredientes básicos: água filtrada, erva mate, açúcar cristal orgânico, cultura do kombucha e os ingredientes da saborização. Não contém glúten nem lactose.


SABORES TAMPOPO KOMBUCHA:



a) Cumaru e Nibs de Cacau
Amadeirado, alia o sabor do cacau ao perfume do cumaru (fava tonka), semente amazônica. Bem gasoso, doçura média e acidez média-baixa.

b) Maracujá e Hibisco
Refrescante, combina a acidez frutada e perfuma do maracujá à acidez floral do hibisco. Gás presente, doçura média e acidez média-alta.

c) Uva e Limão
Aconchegante, combina sabores mais comuns (não menos gostosos) do suco de uva com o limão.



SAIBA MAIS:

O kombucha é uma bebida milenar, produzida a partir de chá ou infusão adoçados e fermentados com uma colônia simbiótica de bactérias e fungos chamada em inglês de SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast).

Trata-se de uma bebida probiótica, que auxilia na recomposição da flora intestinal, no processo digestivo, no equilíbrio do metabolismo, na melhoria da imunidade, no aumento da disposição, dentro outros.

Todavia, apesar de ser conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, recomenda-se que cada pessoa prove e observe os reais benefícios no próprio corpo.

Cabe ressaltar que, em alguns casos, pode ocorrer uma "crise de cura" no início da ingestão da bebida, ou seja, podem aparecer desconfortos (como gases, prisão de ventre, erupções cutâneas, etc.) decorrentes do processo de desintoxicação. Por isso, os especialistas recomendam que se inicie o consumo com uma dose diária pequena e se aumente de acordo com as reações do corpo. Além disso, recomenda-se tomar água para ajudar na eliminação das toxinas. O kombucha é contra-indicado nos casos de doenças renais ou hepáticas.

Após a primeira fermentação, o chá fermentado (ácido e adocicado) pode passar por uma segunda fermentação, na qual é saborizado, transformando-se em uma bebida gasosa e com o sabor escolhido.

E, atenção!, por se tratar de uma bebida viva, é comum haver resíduos de fermentação (ela continua ocorrendo de forma mais lenta na geladeira). São probióticos da mesma forma, mas podem ser coados.

No Brasil, já há alguns produtores de kombucha e cada produto possui suas características de saborização, fermentação e doçura (ou não).  Por isso, não desista se provar um sabor e não gostar... Experimente vários sabores e diversas marcas!

E o mais interessante é que você pode também pode produzir em casa uma bebida probiótica e que tenha o sabor adequado ao seu próprio gosto.


FAÇA O SEU PRÓPRIO KOMBUCHA:

Registro de Dailce Lima.

A próxima oficina Tampopo de Kombucha ainda não está marcada, mas acompanhe nossas mídas sociais (Instagram e Facebook) e saberá quando uma nova data for marcada.

Todavia, nada impede que, conseguindo uma mãe de kombucha, você já comece suas experiências. Clique aqui e veja as orientações básicas de como fazer a primeira e a segunda fermentações em casa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário