terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Salada de Soba

Em novembro do ano passado, fizemos um evento em parceria com nossos amigos da Cafeteria/Galeria de Arte Objeto Encontrado. Uma das opções do menu era a Salada de Soba:


Resultado: as pessoas curtiram tanto a salada que já estou devendo a receita para uma galera. Por isso, hoje é dia de pagar a promessa!!!

Só uma ressalva: apesar de o soba ser feito com trigo sarraceno (que não é um trigo de verdade), também contém farinha de trigo comum, ou seja, tem glúten. Assim, não deve ser consumido pelos celíacos. 

Mas há esperanças. Um amigo disse que já viu para vender macarrão só com farinha de sarraceno... 

Essa salada é bem nutritiva e refrescante, pois leva limão e tahine, creme de gergelim, rico em proteína. 

Finalmente, vamos para a receita! Rende 2 porções.

Dashi (caldo japonês)

O dashi é o caldo básico da culinária japonesa. Ele entra no preparo de caldos, sopas, cozidos, entre outros. Um bom misshoru, por exemplo, sempre leva dashi.

Já usamos em algumas receitas aqui no Tampopo Gourmet, mas achei que ele merecia uma postagem exclusiva, mesmo sem fotos.

O dashi é responsável pelo sabor umami da comida japonesa, conhecido também como o quinto sabor. Esse link explica um pouco do que seria esse sabor: http://www.portalumami.com.br/alimentos-umami/.

Existem caldos prontos de dashi para vender, mas, geralmente, possuem aditivos químicos, principalmente, o glutamato monossódico (ajinomoto) sintético. Por isso, é muito mais saudável e saboroso fazê-lo em casa.