quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Agrião - Um Amor Antigo

Amo verduras, a maior parte delas, mas a minha preferida é o agrião: na salada, refogado, na sopa, em tempura, são muitas as opções.

Desde que nasci, Vera Viana, minha mãe, me criou na alimentação macrobiótica. Ela conta que estava apreensiva ao me levar à primeira festinha infantil, imaginando que eu ficaria doida com aqueles salgadinhos e docinhos "irresistíveis". Ao chegar na festa, olhei para a mesa de quitutes e falei: "Mamãe, que festa sem graça... Não tem agrião!"

Desde então, nunca larguei esse verdinho.

Hoje passarei a receita de uma das minhas formas preferidas de preparo: oshitashi de agrião. Já postei por aqui a receita de oshitashi de acelga.  "Oshitashi" é uma forma de salada japonesa na qual a verdura é branqueada (passada na água fervente) antes de ser temperada com algum tipo de molho.

Esta é uma ótima forma para quem não gosta do excesso de picância do agrião cru.

Fotos de Bruno Ayub.

A receita serve 4 pessoas.






INGREDIENTES:
- 1 maço de agrião lavado
- Shoyu a gosto


MODO DE FAZER:

Colocar água (aproximadamente 3 litros) para ferver em uma panela larga.

Quando ferver, jogar metade do maço de agrião na panela, afundando-o todo na água. Deixar 30 segundos, aproximadamente, apenas o suficiente para o agrião mudar de cor, ficando bem verdinho.

Retirar em colocar em uma peneira ou escorredor de massa para escorrer o excesso de água. Repetir o processo com a outra metade do maço de agrião. Se tiver uma panela com capacidade de uns 5-6 litros de água, pode escaldar o agrião todo de uma vez só.

Deixar o agrião esfriar, pelo menos, o suficiente para conseguir segurá-lo (enxaguar em água corrente ajuda a esfriar e a evitar que as folhas fiquem amareladas). Organizar o agrião em porções, espremer o excesso de água e cortar, como nas fotos a seguir:


Colocar o agrião em uma tigela ou prato e temperar com shoyu a gosto.


Agora basta servir como acompanhamento da refeição!



Bom apetite!


A DOIDA DO AGRIÃO:

Então... A piração com a verdura é tanta que eu já elegi minha parte preferida do agrião: a parte do talo em que começa a transição para as folhas mais novas. São esses pedacinhos na parte da frente da foto a seguir... Só de olhar me dão água na boca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário