sábado, 31 de janeiro de 2015

Trufa de Cacau com Biomassa de Banana Verde


Desafios são desafios... E às vezes são tentadores, tanto quanto um doce bem feito.

Certo dia, a Luciana Araújo, nossa querida Lu do Objeto Encontrado, olhou pra mim e perguntou: “Maíra, você tem alguma receita de brigadeiro sem lactose?”. Resposta simples de quem nunca havia pensado em fazer um brigadeiro desses, talvez por nunca sequer ter provado um brigadeiro na vida: “Tenho não, Lu.”. O assunto acabou ali.

Uns dias depois, talvez esquecida de que já havia me questionado, Lu repetiu a pergunta. Mesmo sabendo que não era intenção dela, meu cérebro transformou aquela simples pergunta em um desafio culinário. E comecei a pensar...

Não queria usar soja, pois, além de muito comum, não gosto do sabor que dá na maioria dos doces.
De repente, lembrei que a nutrição funcional andava utilizando uma tal de “biomassa de banana verde” cheia de propriedades para a saúde e que, por acaso, também agregava uma certa textura às receitas.

Liguei para minha amiga Monica Rondon e para minha cunhada (e nutricionista) Pollyanna Ayub e pedi ajuda para entender a tal biomassa. Queridas, obrigada pela ajuda! 

Com essa consultoria, fiz a biomassa e passei à fase de testes. Algumas noites enrolando docinhos... Outras noites mexendo panela... Algumas cobaias e plim! Ficou pronta a receita que, de brigadeiro, virou trufa! 

Sei que as cobaias aprovaram. Experimente você também!!!