quinta-feira, 19 de março de 2015

Manjubinha Frita

Esse é um dos peixes que lembra minha infância. Volta e meia, minha mãe fazia manjubinha frita nos finais de semana. Aliás, esse pequeno peixe pode ser usado até para fazer sushi.

A receita é simples e rápida. Basta achar uma manjubinha fresquinha.

É um excelente petisco!




INGREDIENTES:

- 1/2 kg de manjubinha
- Fubá para empanar
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- óleo para fritar

MODO DE FAZER: 

Lavar os peixinhos (inteiros, não precisa tirar nada) e escorrer bem em uma peneira ou escorredor para tirar o excesso de água.

Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em um prato, espalhar fubá. Em seguida, passar, uma-a-uma, as manjubinhas no fubá, de forma a empaná-las, colocando-as em outro prato.



Preparar um prato com papel toalha em cima, onde serão colocadas os peixinhos fritos.

Em uma panela, colocar, pelo menos, 3 dedos de óleo para fritar. Aquecer o óleo e fritar as manjubinhas, de 5 em 5 unidades. É importante que o óleo esteja quente a ponto de fazer bolinhas quando coloca o peixe, mas não pode estar demasiadamente aquecido a ponto de queimar o peixe. 

Deixar no óleo até ficarem douradas. À medida que estiverem boas, ir colocando no prato com papel toalha para escorrer o óleo.

Por fim, colocá-las no recipiente onde serão servidas.

Servir com limão ou com uma mistura de nabo ralado, sumo de limão e shoyu. O nabo é um excelente acompanhamento para frituras, auxiliando no processo de digestão.


Não se preocupem com as espinhas. Ela é comida inteira, de cabo a rabo, literalmente.

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário