quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Paella" Vegetariana

Eu adoro paellas espanholas!

Acontece que, muitas vezes, principalmente após viagens em que como mais peixes e frutos-do-mar do que o meu normal, fico com vontade de comer pratos veganos, sem nenhuma espécie de proteína animal.

Em um desses momentos, surgiu minha receita de "paella" vegetariana (entre aspas por não se tratar da receita tradicional da paella espanhola).

Ficou super saborosa... Experimente!





INGREDIENTES:

- 1 pacote de cogumelo branco (pode ser eryngii ou cogumelo paris)
- 3 a 5 shitakis
- 1 1/2 copo americano de arroz
- 3 copos de água
- 1 cenoura
- 1 cebola pequena
- 13 dentes de alho com casca (lavados)
- 1/2 pimentão vermelho
- 100g de ervilha fresca congelada
- 1 espiga de milho verde
- 100 mg de açafrão espanhol ou açafrão da terra em pó
- 200 ml de vinho branco
- 1 pimenta dedo-de-moça
- salsinha e cebolinha picadas a gosto
- sal marinho a gosto
- azeite extra virgem a gosto
- pimenta-do-reino a gosto


MODO DE FAZER:

Cortar a cebola em cubos.
Cortar o pimentão em tiras.
Picar a pimenta.
Descascar 1 dente de alho e picar (ou socar ou ralar).
Cortar os grãos do milho.
Cortar a cenoura em pedaços grandes.


Cortar os cogumelos brancos em cubos e os shitakis em tiras.


Em uma frigideria, refogar os cogumelos com uma colher de azeite. Deixar caramelizar de um lado para em seguida mexer, de forma a ir caramelizando-os de todos os lados. Quando estiverem dourados, acrescentar sal e pimenta do reino a gosto. 


Reservar os cogumelos.
Refogar o pimentão com um dente de alho picado ou socado e azeite, temperando com um pouquinho de sal. Reservar.


Bater a cenoura com 3 copos americanos de água no liquidificador.


Refogar os outros 12 dentes de alho (inteiros e com casca), a pimenta dedo-de-moça picada,  a cebola picada e pimenta-do-reino a gosto. (Nesse momento, também se pode acrescentar 1/2 pimentão vermelho em cubos). Acrescentar o arroz e o milho. Mexer enquanto refoga (em fogo alto).


Acrescentar o açafrão (ou a cúrcuma) e o vinho branco.
Quando o vinho secar, cobrir com a água de cenoura. Adicionar 1 colher de sopa rasa de sal.
Deixar cozinhando na panela tampada em fogo médio por 10 aproximadamente minutos após a fervura (o tempo pode variar de acordo com o fogão).



Provar a textura do arroz e o sal. Se necessário, acrescentar mais meio copo de água com um pouco mais de sal (em fogo baixo). Quando a água tiver quase seca, dar uma mexida com cuidado para não quebrar o arroz e, por cima, colocar o pimentão, a ervilha congelada e o cogumelo, deixando cozinhar mais 5 minutos em fogo baixo com a panela tampada.



Desligar e salpicar cebolinha e salsinha.



Regar com um bom azeite extra virgem e servir!

Bom apetite!!!


DICAS:

a) Essa receita serve bem 3 pessoas. Geralmente, calculo 1/2 copo americano de arroz por pessoa. Pode-se utilizar o arroz especial para paellas também.

b) Os ingredientes podem variar de acordo com o que houver no estoque. Sugestões: abobrinha, ervilha torta, vagem, coração de alcachofra (já fiz e fica bom demais), entre outros.

c) Fiz uma experiência sem o milho e ficou muito boa também.

d) O açafrão espanhol tem um sabor mas delicado e sofisticado do que o açafrão da terra (cúrcuma). Todavia, a cúrcuma é mais barata e está ficando famosa por suas propriedades anti-inflamatórias. Outro dia, descasquei a própria raiz da cúrcuma e bati no liquidificador com a cenoura para fazer o "suco" do cozimento.

e) Na hora de comer, pode-se pegar o dente de alho inteiro e amassar no prato. Ele ficar super cremoso e saboroso. Todavia, caso prefira, pode-se usar alho socado para fazer a paella.

2 comentários:

  1. Nhamnhamnhamnhaaaaaaaaaam! Parece muito bom, e o cogumelo até que meio que quaaaaaase que compensa não ter camarão! Kkkk! Abraço!

    ResponderExcluir