sábado, 8 de março de 2014

Ceviche ao Maracujá

Não estava programada para postar essa receita hoje, tanto que nem fotografei o passo-a-passo, mas, a pedido da minha prima Karla, postarei a receita do ceviche com o suco do maracujá.

Trata-se de uma versão simplificada da receita de ceviche peruano, mas não menos saborosa, que troca a acidez do limão pela do suco de maracujá.





INGREDIENTES:

- 400g de filé de peixe branco fresco (pode ser pargo, robalo, pescada amarela, linguado, tainha, entre outros)
- 1 maracujá (se tiver pouco suco, pode ser 2 - quantidade ideal 250 ml)
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (deixar a semente se desejar um pouco mais picante)
- 1 cebola roxa
- 1 dente de alho (ralado ou bem pilado)
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- coentro picadinho a gosto
- sal e pimenta-do-reino a gosto


MODO DE FAZER:

Picar a cebola em fatias finas em meia lua e colocar de molho em água filtrada na geladeira por 10 minutos para tirar o excesso de "picância". Depois escorrer bem e descartar a água. 

Limpar o filé do peixe, retirando eventuais espinhos, gordura ou pedaços de pele que possam ter ficado na carne. Cortá-lo em cubinhos de aproximadamente 1,5 cm² e colocá-los em um recipiente para temperar. Adicionar ao peixe o azeite, 1 colher de chá de sal, pimenta-do-reino a gosto, a pimenta dedo-de-moça picada, o alho ralado, misturando bem. Guardar na geladeira enquanto prepara o resto da receita.

Passar a polpa do maracujá em uma peneira para tirar o suco. Temperar o suco com uma colher rasa de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar mascavo. 

Por fim, misturar o suco de maracujá, a cebola picada e o coentro ao peixe. Mexer bem, mas com cuidado para não machucar o peixe. Provar o sal e acrescentar mais um pouco se necessário.

Deixar marinando na geladeira por aproximadamente 10 minutos.

Pronto! Basta servir! 

Pode ser a entrada de uma refeiçao!




É tão gostoso que Matheus, meu sobrinho, não resistiu... Olhem a carinha dele:



Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário