terça-feira, 12 de novembro de 2013

Peixe ao Molho de Maracujá

Após um período de muitas boas e grandes emoções, postarei minha primeira receita pós casamento!

Aliás, cabe aqui um agradecimento ao pessoal da cafeteria Objeto Encontrado, especialmente à proprietária Bebel (com a pequena Lena) e à barista Carol, por terem mantido nossos convidados animados durante a recepção. 

Nesse contexto, em homenagem ao amor, que tem que ser doce, sem perder o sal e picante com um toque cítrico, essa receita é rica em sabores e não é difícil de fazer.

Peixe ao Molho de Maracujá!!!

Inspire-se!!!


INGREDIENTES (para 2 pessoas):
- 500g de filé de peixe branco sem pele (robalo, pescada amarela, pargo ou qualquer outro peixe macio)
- 4 maracujás azedos (ou aproximadamente 400 ml de suco de maracujá)
- suco de 1 laranja
- 1 cebola cortada em cubinhos
- salsinha a gosto picada
- coentro a gosto picado
- cebolinha a gosto picada
- 1 pimenta dedo-de-moça picada (manter a semente se quiser mais ardido)
- azeite extra virgem
- óleo de girassol
- sal e pimenta-do-reino
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo (opcional)


MODO DE FAZER:

Inicialmente, passar a poupa dos maracujás na peneira para retirar o suco até sobrar apenas as sementes. Pode-se acrescentar uma colher de sopa de sementes ao suco de maracujá para dar um charme e uma textura levemente crocante ao molho.


Em uma panela, em fogo alto, refogar a cebola e a pimenta em uma colher de sopa de óleo de girassol e duas colheres de azeite, mexendo até murchar a cebola.


Acrescentar o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Em seguida, juntar o suco de maracujá. Neste momento, pode-se acrescentar uma colher de sopa de açúcar mascavo para dar uma equilibrada na acidez do molho.


Em fogo baixo, deixar ferver por 2 minutos e acrescentar a salsinha, a cebolinha e o coentro. Por fim, acrescentar o suco de laranja. Provar o sal e acrescentar mais um pouco, caso necessário. Desligar o fogo e reservar o molho até esfriar.


Temperar o peixe com sal, pimenta do reino e metade do molho de maracujá. Deixar marinando por 10 minutos.


Em seguida, cortar o filé de peixe em pedaços de aproximadamente 10 cm (esse corte pode ser feito antes de marinar). 

Eu gosto de grelhar o peixe na minha chapa de ferro (a mesma usada na receita Camarões, Lula e Legumes na Chapa), mas pode-se fazê-lo em uma frigideira com antiaderente também.

Untar a chapa ou frigideira com azeite e, quando estiver bem aquecida (sem queimar o azeite), colocar o peixe. Deixar por uns 3 minutos em fogo médio-alto. Com a ajuda de uma espátula, virar cada um dos pedaços com cuidado para não quebrar. Baixar o fogo e deixar grelhando por mais uns 5 minutos aproximadamente.


O importante é que o peixe fique dourado por fora, mas macio e úmido por dentro. O tempo de cozimento varia de acordo com altura do filé.


Por fim, basta servir no prato. A outra parte do molho de maracujá (a que não foi usada para marinar o peixe) pode ser servida à temperatura ambiente ou aquecido. Apesar de o prato ficar mais bonito com o molho já servido, prefiro servi-lo à parte, pois cada pessoa pode colocar a quantidade que preferir.


Prontinho! Para a refeição ficar completa, indico um arroz e uma salada.

Bom apetite!!!


DICAS:

a) Para uma refeição mais rápida, não é necessário marinar o peixe no molho. Basta temperá-lo com sal e pimenta-do-reino 5 minutos antes de grelhar. Dessa forma, pode-se usar apenas 2 maracujás para fazer o molho e servir junto ao peixe.

b) Para saber se o peixe não está cru por dentro, basta enfiar um garfo. Se ele entrar facilmente, o peixe está cozido, se oferecer resistência, deixar mais um tempo no fogo. Não usar a espátula para prensar o peixe, pois ele perde a umidade interna e fica ressecado.

c) No caso do prato da foto, usei aspargos frescos para decorar (e comer também!). Eles foram cozidos e grelhados.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Próxima Receita: Peixe ao Molho de Maracujá

Após um período de muitas boas e grandes emoções, postarei minha primeira receita pós casamento!

Nesse contexto, em homenagem ao amor, que tem que ser doce, sem perder o sal e picante com um toque cítrico, essa receita é rica em sabores e não é difícil de fazer.

Peixe ao Molho de Maracujá!!!

Logo, logo, aqui no Tampopo Gourmet...