quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vieiras com Shimeji

Vieiras...

Vim a conhecer esse ingrediente há apenas uns 3 anos. Adorei a descoberta!

Quando bem feitas são macias e suaves.

Nessa receita, a textura macia e o sabor levemente adocicado da vieira se contrapõem com o salgado do shoyu e a textura um pouco resistente do shimeji (clique aqui para ver mais dicas sobre o preparo de shimeji). A essa fusão de sensações, adiciona-se um toque de picância e o verde da salsinha.

Apesar de ser um ingrediente caro, as vieiras podem ser compradas em pequenas quantidades, de forma a darem um toque especial à refeição.

Experimentem! 


INGREDIENTES:

- 350g de vieiras candenses
- 1 bandeja de cogumelos do tipo shimeji (aproximadamente 200g)
- 1 pimenta dedo de moça picada em pedaços pequenos (se quiser mais suave, diminuir a quantidade)
- 5 dentes de alho ralados
- 3 colheres de sopa de saquê
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Óleo de girassol
- Óleo de gergelim
- Shoyu a gosto
- Salsinha picada a gosto

MODO DE FAZER:

Em geral, o ideal é que o shimeji não seja lavado, mas caso não confie na higienização do produto, passá-los rapidamente por água corrente e escorrer bem. Os cogumelos funcionam como esponjas e absorvem muita água. Em seguida, separá-los em tufos menores.


Aquecer uma frigideira, adicionar uma colher de óleo de girassol e uma colher de óleo de gergelim e, em seguida, refogar o shimeji. Colocar uma pitada de sal e mexer de vez enquando. Juntar a pimenta dedo-de-moça picada.


Adicionar 2 colheres de sopa de saquê e, em seguida, shoyu a gosto.


Reservar o cogumelo em um recipiente. Temperar as vieiras com sal, pimenta do reino e alho ralado.


Aquecer novamente a frigideira, untando-a com óleo de girassol. Quando estiver bem quente, colocar as vieiras. Deixe grelhar de um lado por aproximadamente 1 minuto. 


Virá-las e deixá-las mais 1-2 minutos. Acrescentar 1 colher de sobremesa de shoyu.



Juntar os cogumelos grelhados e salpicar com cebolinha picada. Misturar delicadamente e desligar.



Pronto! Uma deliciosa entrada para o seu jantar.

Bom apetite!!!


DICAS:

a) Para ficar mais picante, utilizar as sementes da pimenta. Para ficar mais suave, retirar as sementes e usar apenas metade da pimenta.

b) Em Brasília, não encontro vieiras frescas. Nesse caso, é importante tirá-las com antecedência do congelador e deixá-las descongelando na geladeira.

c) As vieiras possuem um cozimento muito rápido. Caso passe do tempo, elas ficarão ressecadas e borrachudas. O ideal é que fiquem ligeiramente mal passadas por dentro para que terminem de cozinhar com o calor.

d) Caso não tenha o óleo de gergelim, substituí-lo por azeite, o qual também pode ser utilizado para grelhar as vieiras.