quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gelatina de Algas - Sabor Morango

O ágar-ágar é uma substância extraída de algas marinhas, com propriedades terapêuticas, com a qual é possível fazer gelatinas naturais de diversos sabores.

Desde criança, minha mãe faz essa gelatina natural em casa, colorindo a geladeira com diversos sabores: maçã, laranja, limão, feijão azuki (isso mesmo - delícia!), coco e morango, entre outros.

Hoje vou apresentar a receita da gelatina de morango. Sobremesa refrescante!



INGREDIENTES:

- 1 bandeja de morango orgânico (aprox. 300g)
- 300 ml de água
- Aproximadamente 150g de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó


MODO DE FAZER:

O primeiro passo é lavar bem os morangos em água corrente e, em seguida, deixar de molho em água com vinagre por alguns minutos, deixando para tirar os talos e folhas após essa lavagem. Por fim, cortá-los ao meio.


O próximo passo é fazer o suco de morango, batendo a fruta com a água e o açúcar (adoçar a gosto) no liquidificador. 
Diliuir o águar-águar em um pouco de água fria.
Misturar o suco de morango e o ágar-ágar diluído em uma panela. Deixar no fogo médio e, 1 minuto após levantar fervura, desligar.


Em seguida, basta colocar a gelatina nos potinhos e colocar na geladeira para esfriar mais rápido.


Depois de uns 20 minutos, é hora de saborear!

Bom apetite!!!


DICAS:

a) Para uma gelatina mais durinha, usar um pouco mais de pó de ágar-ágar. Para uma gelatina mais molinha, diminuir a quantidade.

b) Antes de colocar a gelatina no potinho, pode-se colocar um pouco em um pires e colocar no congelador por uns 2 minutos. Retirar e provar. Dessa forma, ainda dá tempo de ligar o fogo de novo e acrescentar um pouco mais de açúcar ou de ágar-ágar diluído.

c) Outra opção bem saborosa é usar rapadura batida (tipo de rapadura temperada) ou radura clara no lugar do açúcar. Para isso, deve-se derreter a rapadura com um pouco de água e, após esfriar, utilizar para adoçar o suco de morango.

d) Pode-se substituir o morango por outras frutas, variando o sabor da gelatina.

e) Para dar uma acidez, pode-se acrescentar o suco de 1 limão ou de 1 laranja um pouco antes de desligar o fogo. Nesse caso, melhor usar 1 e 1/2 colher de sopa de ágar-ágar, pois a acidez diminui a eficiência da alga, deixando a gelatina menos consistente.

f) É importante ficar atento ao tamanho da panela. O ideal é que a quantidade de líquido fique na metade da panela, pois, caso fique muito cheia, ao ferver, o líquido pode derramar pelo fogão. De qualquer forma, o ideal é ficar de olho durante a fervura. Mexer com uma espátula também ajuda.

2 comentários: