segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Peixe Tailandês

O Ministro da Pesca e Aquicultura lançou no último sábado (01/09), a 9ª edição da Semana do Peixe. A Campanha tem o objetivo de incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente.

Dessa forma,  o Tampopo aproveita a carona e apoia a campanha com uma receita bem saborosa.

A pimenta e o leite de coco dão um sabor especial ao prato.


INGREDIENTES:

Para o molho:
1 pimentão
5 dentes de alho descascados
1 cebola média descascada
1 pimenta dedo-de-moça
3 colheres de sopa de azeite
500 ml de caldo de peixe ou camarão
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite extravirgem
50 ml de leite de coco de supermercado ou 100 ml de leite de coco caseiro

Para o peixe:
400g de filé de peixe (robalo, corvina, badejo ou qualquer outro peixe branco de carne macia)
100g de camarões médios limpos
3 dentes de alho ralado
Azeite extravirgem
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Alecrim a gosto
Coentro a gosto
Cebolinha a gosto
Manjericão a gosto


MODO DE FAZER:

Para o molho:

Picar a cebola em cubos médios.
Cortar o pimentão em tiras.
Cortar a pimenta dedo-de-moça em rodelas.



Em uma panela, em fogo alto, colocar o azeite, o alho, a pimenta e a cebola. Mexer bem. Acrescentar 1 colher de chá de sal, pimenta-do-reino a gosto e o pimentão picado.


Tampar, colocar em fogo baixo e deixar cozinhar por 5 minutos, vigiando para não deixar queimar ou grudar no fundo. Acrescentar o caldo de peixe ou de camarão. Deixar ferver por mais uns 5 minutos.


Bater no liquidificador e ferver novamente. Acrescentar o leite de coco. Assim que levantar fervura novamente, provar o sal e, se necessário, acrescentar um pouco mais. Desligar e reservar.


Para o peixe:

Temperar o peixe com pimenta-do-reino, sal e 1 colher de azeite. Temperar o camarão da mesma forma, acrescentando também o alho ralado.

Em seguida, colocar 3 colheres de sopa de azeite em uma frigideira em fogo alto. Assim que estiver aquecida, acrescentar os filés de peixe. Grelhar por aproximadamente 3 minutos e virar, grelhando-os por mais 2 minutos, de forma a selar o peixe dos dois lados, mantendo sua umidade interna.


Encaixar os camarões nas partes vazias da frigideira. Se o fundo da frigideira estiver seco, acrescentar mais uma colher de sopa de azeite. Depois de 1 minuto, virar os camarões e deixar mais uns 2 minutos, até que mudem de cor, mas não deixando-os ressecar. Acrescentar cebolinha, manjericão, alecrim e coentro a gosto.


Jogar o molho por cima. Colocar a quantidade suficiente para ficar com um dedo de profundidade de molho. Não é um ensopado, por isso, não se deve exagerar na quantidade de molho. Nem deve ficar seco como se apenas tivesse sido grelhado.


Assim que ferver, desligar e servir com arroz e salada. Essa quantidade serve duas pessoas.



Bom apetite!


DICAS:

a) Se desejar pouco apimentado, retirar toda a semente da pimenta, caso contrário, para ficar bem apimentado, usar a pimenta com semente. Na verdade, a parte mais picante é o filamento que segura as sementes.
b) Pode-se usar capim-limão para dar mais um toque tailandês.
c) Pode-se servir com arroz jasmim.
d) Como manjericão, alecrim e coentro são ervas de sabor bem ativo, é bom começar usando poucas folhas e, conforme preferência, escolher a dose certa de cada uma delas.
e) Quando temperar o camarão e o peixe, não demorar mais do que 10 minutos para grelhá-los, pois o sal faz com que esses alimentos desidratem, perdendo a maciez.
f) Para fazer o caldo de peixe, ferver, por aproximadamente 20 minutos, 800 ml de água com uma espinha de peixe (ou qualquer outra parte que não for usada, como a cabeça, por exemplo) e, em seguida coar em uma peneira para que o caldo fique sem pedaços. No caso do caldo de camarão, ferver a água com cascas de camarão e fazer o mesmo procedimento.
g) Em Brasília, no La Palma e na Mikami, pode-se comprar um leite de coco tailandês em lata que possui um sabor menos artificial do que os nacionais. Em São Paulo, sei que ele pode ser comprado na Casa Santa Luzia.


3 comentários:

  1. Parece delicioso, tenho quase tudo em casa e vou arriscar fazer isto amanhã. Espero que fique tão apetitoso como o seu. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wair,

      Depois me conta como ficou...

      Obrigada pela visita!

      Abraços

      Excluir
  2. Com o calor que ta fazendo (parece verão) é um prato saboroso e de fácil digestão. Mais uma receita deliciosa! :-*

    ResponderExcluir