quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma volta por Punta Del Este - Parte 3

No outro dia, fizemos o passeio mais interessante da viagem ao Uruguai, uma visita a uma fazenda que produz azeite: Colinas de Garzón. Lá tivemos a oportunidade de colher azeitonas nas oliveiras, conhecer o processo de produção de azeite e degustar azeites e vinhos.

Entrada da Fábrica de Azeites
A propriedade é linda! A única dificuldade foi a falta de indicação no caminho para chegar até lá. Mas chegamos sem nenhum desvio de percurso. Fica a mais ou menos uma hora do centro de Punta.
O frio cortante não nos impediu de fazer um passeio para a colheita, pois eles tinham, à disposição dos visitantes, mantas de lã. As nossas guias eram muito simpáticas e atenciosas. Falavam e entendiam bem português.

O passeio que fizemos começa pela colheita das azeitonas, mas existem vários opções de visitas.

Azeitonas no pé
Nunca pensei que a azeitona fosse tão amarga. Ela passa por um processo especial para chegar às nossas mesas com o amargor mais suave.

Colheita das Azeitonas


Resultado da Colheita
Após a colheita, o visitante faz um tour pela fábrica. A estrutura de demonstração do processo produtivo é muito bem montada.

Máquina de Lavagem das Azeitonas
Após conhecer o processo de produção, passamos para a degustação dos azeites. Parte saborosa do passeio! Aliás, foi bem legal! Consegui apreciar a diferença de sabor dos quatro tipos de azeites que nos foram apresentados. Uma delícia o frescor dos azeites, pois eram todos recém-produzidos.

Os azeites, todos extravirgens e sem adição de produtos químicos, se diferenciavam pelos tipos de azeitonas utilizadas em sua composição.


Mesa Montada para a Degustação
Descobri que a azeitona preta é a mesma azeitona verde, mas em estágio mais avançado de amadurecimento. Não sei se eu era a única no mundo que não sabia disso...

Ah, eles também vendem vinho, mel e amêndoas. Estas são super crocantes e saborosas.

Para uma apreciadora de azeites, não havia passeio mais interessante, fechando assim, com chave de ouro, nosso tour por Punta Del Este.

2 comentários:

  1. Muito chique ! E bonito o lugar. Comparando, notei que as oliveiras na Toscana (Itália) não são tão vigorosas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que preciso ir à Toscana para poder comparar também! ;-)

    ResponderExcluir