segunda-feira, 28 de março de 2011

Salada de Endívia com Vinagrete de Pera

Um dia desses, assisti a um programa chamado "Receitas de Chuck" no canal GNT HD, em que o chef Chuck Hughes ensinou a fazer, entre outros pratos, essa salada de endívia com uvas e vinagrete de pera.

Achei a salada tão bonita que resolvi testar a receita em casa. Para não fugir à regra, fiz pequenas adaptações, de acordo com meu paladar. A receita original está no site do GNT (clique aqui).

Para quem não conhece, endívia é uma verdura, da família da chicória, de cor clara e levemente crocante. Apesar do sabor levemente amargo, sua textura e refrescância dão um toque especial a saladas. 


INGREDIENTES:

Para o Vinagrete de Pera:
- 500 ml  de suco de pera fresco (aproximadamente 4 peras)
- Suco de ½ limão
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon normal ou em grãos
- ½ xícara de azeite extra virgem
- 1 colher de sopa de Shoyu
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a Salada:
- Folhas de 3 maços de endívias
- 2 xícaras de uvas roxas sem sementes cortadas ao meio
- 1 pera cortada em tiras finas
- ¼ de xícara de nozes picadas
- ¼ de manga (palmer ou haden) cortada em cubinhos
- 1 talo de salsão cortado em cubinhos


MODO DE FAZER:

Vinagrete de Pera:

Em uma centrífuga, extrair o suco das 4 peras. Aquecer o suco em fogo brando por aproximadamente 40 minutos para reduzi-lo a ¼ do volume original até caramelizar. Deixar esfriar.



Em uma frigideira, adicionar um fio de azeite e as nozes picadas para tostá-las em temperatura média-alta. Prestar atenção para que as nozes sejam tostadas sem queimar. O processo é rápido.


Em uma vasilha, misturar a redução do suco de pera, o vinagre de maçã, a mostarda Dijon, o suco de limão e o shoyu. Acrescentar vagarosamente o azeite batendo sem parar. Temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto.


Montagem da Salada:

Colocar as endívias, o salsão picado e as uvas em uma vasilha, adicionar o vinagrete e misturar. Colocar a salada na travessa em que será servida e enfeitar com as tiras de pera, o cubinhos de manga e as nozes tostadas.



Rendimento: 3 - 4 porções

Bom apetite!!!


DICAS:

a) Pode-se utilizar qualquer tipo de manga. Indiquei a palmer e a haden por serem mangas de poucas fibras, com textura mais agradável.

b) Assim que a pera for cortada em tiras, lavá-las em um pouco de água com gotas de limão para não escurecer.

c) O resto do maço de salsão pode ser utilizado em outras receitas, por exemplo, sopas e caldos de legumes para risotos. Futuramente, colocarei a receita de um risoto de cogumelos em que o caldo utiliza salsão.

d) Ainda não testei, mas essa receita também deve ficar interessante adicionando camarões cozidos à salada.

6 comentários:

  1. Amo endívia! Como tem o formato de um barquete, dá para montar a apresentação individual com a salada dentro da endívia.
    Maíra, suas adaptações deixaram a sua versão muito mais bonita que a do GNT. Com certeza deve estar mais gostosa também.
    Beijokas,
    TT

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada, TT!

    Reamente, a endívia tem um ótimo formato. Gostei da ideia da apresentação individual.

    Já vi colocarem ceviche dentro dela também... Combina bem!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Maíra,

    Já vi molhos do tipo vinagrete com suco de maça ou pêra in natura (sem levar ao fogo). Qual seria a razão para se reduzir o suco neste caso? Seria para apurar o aroma e sabor de pêras e evitar a oxidação?

    Mais uma vez, parabéns!

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Fernando, acredito que suas duas hipóteses são válidas. Quando se usa a fruta in natura, o tempo de qualidade do alimento é bem menor. Além disso, ao reduzir o suco, evapora-se a água e apura-se o sabor da pêra.

    Muito Obrigada, viu?

    ABraços,

    Maíra

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS!!!

    ESTA SALADA FOI UMA DESCOBERTA MARAVILHOSA ÀS VÉSPERAS DO FIM DE ANO! PARA O CALOR DA ESTAÇÃO É LEVE, SUCULENTA E REFRESCANTE, ATRIBUTOS CONSEGUIDOS ATRAVÉS DAS ENDÍVIAS, UVA E SALSÃO. SEM FALAR NAS NOZES TOSTADAS, QUE TOQUE ESPECIAL!

    MUITO OBRIGADA!!!
    ÉVILA

    ResponderExcluir
  6. Olá, Évila! Que bom que gostou. É bem refrescante mesmo! Se puder, mande-me uma foto qd você testar. Obrigada! Feliz Ano Novo!!!

    ResponderExcluir