domingo, 19 de dezembro de 2010

Atum em Conserva

Essa receita é uma opção para quem quiser preparar o próprio atum em conserva.

Como pode ser preparado com o atum pequeno, desse encontrado nas peixarias dos supermercados, também possui baixo custo. O peixe usado nessa receita saiu a aproximadamente R$ 10,00/kg.



INGREDIENTES:
1 kg de filé de atum limpo
200g de sal
Caldo de 2 limões
3 cravos da índia
3 folhas de louro
12 grãos de pimenta do reino
Óleo de Soja

MODO DE PREPARO:

Lavar o atum e cortá-lo em postas ou pedaços médios.


Colocar em uma vasilha o atum com 100g de sal e o caldo de limão. Cobrir totalmente com água potável. Deixar na geladeira repousando por 1 hora.


Após esse tempo, escorrer o atum e colocá-lo em uma panela de pressão com 70g de sal, 3 folhas de louro, 3 cravos da índia e 12 grãos de pimenta do reino. Cobrir o atum de água e tampar a panela de pressão.


Levar ao fogo alto até ferver (xiar). A partir daí, marcar 20 minutos e desligar. Estando cozido, escorrer, enxugar muito bem com guardanapo cada pedaço do atum e tomar cuidado para não deixar o mais leve traço de água.


Colocar os pedaços de atum em um recipiente com tampa e cobrir completamente com óleo de soja.


Conservar em geladeira. Dessa forma, o atum dura vários dias na geladeira.

Para aumentar essa validade, pode-se esterelizar o recipiente e sua tampa antes de armazenar o atum.

Esse atum pode ser usado em todas as receitas que levam o atum enlatado convencional, como a Salada de Fusilli com Atum.

Buon Appetito!!!


DICAS:

a) No caso de se comprar o peixe inteiro, pedir para que o peixeiro reitre o filé.

b) O filé do atum possui um parte bem escura (cinza) que deve ser retirada para se fazer a conserva, pois seu gosto é muito forte.

c) Para esterilizar o vidro onde ficará guardada a conserva, lavar bem o pote e sua tampa com água e sabão. Enxaguar bem. Colocar um pano de prato limpo no fundo de uma panela, adicionando o vidro sem a tampa com a boca voltada para baixo. Em seguida, cobrir o vidro com água e deixar aproximadamente 20 minutos com a água fervendo. No último minuto, acrescentar a tampa. Antes de retirar o vidro da panela, desligar o fogo e deixar esfriar. Por fim, deixar esfriar naturalmente sobre um pano limpo e, quando estiver seco, preenchê-lo com a conserva. Tampar bem e guardar na geladeira.

4 comentários:

  1. Já fiz.Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que testou! Eu sempre faço para fazer sanduíches...

      Excluir
  2. Olá!Será que posso substituir o óleo de soja por azeite de oliva,estou á procura de um mais saudável, estou com muito atum que ganhei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Angela! Pode substituir sim. Eu tenho usado óleo de girassol. Aboli o óleo de soja de casa. O Azeite uso na hora do preparo mesmo, mas não pode ser usado. Fica ótimo!

      Excluir