terça-feira, 31 de agosto de 2010

Fettucine ao Pesto com Camarões

Aproveitando o Molho Pesto, vou postar essa receita que eu adoro.

O camarão é um adicional extremamente saboroso, mas não é essencial. Por isso, quem não gostar ou não tiver na geladeira, pode fazer apenas Fettucine ao Pesto.

Como estou publicando essa receita de "pára-quedas" e ela não tem muito mistério, postarei apenas a foto do prato final:




Mas vamos ao que interessa:

INGREDIENTES:

300 gr de Fettucine (de grão duro)
Molho pesto a gosto
400 gr de camarão
Alho
Pimenta do reino
Azeite
Queijo parmesão


MODO DE PREPARO:

Temperar os camarões com alho, sal, pimenta do reino e um fio de azeite.

Cozinhar o fettucine até ficar al dente. Geralmente, o tempo do pacote funciona bem, mas é bom experimentar. Eu acabo deixando um pouquinho a mais.

Enquanto a massa estiver cozinhando, grelhar os camarões no azeite.

Quando estiver no ponto, escorrer a massa, reservando um pouco (aprox. 200 ml) da água do cozimento.

Em seguida, com a massa bem quente, misturar o fettucine, o pesto e a água do cozimento da massa em uma travessa. Essa água facilita o processo de mistura e faz com que a massa fique mais molhadinha. Ela deve ser em quantidade suficiente apenas para umedecer, não devendo haver a formação de caldo. Provar o sal e, se necessário, corrigi-lo.

Por fim, distribuir os camarões por cima da massa.

Opcionalmente, pode-se salpicar salsinha.

Servir com parmesão ralado.


DICAS:

a) Não é bom deixar o sal aparecer muito na hora de temperar, pois o parmesão já tem sal e cada pessoa pode adicioná-lo na quantidade desejada, já fazendo, por conseqüência, a correção do sal a gosto.

b) É muito importante usar um queijo de qualidade. O parmesão que uso é o Faixa Azul. Ele é muito mais saboroso se for comprado em pedaço e ralado em casa, além de ser mais econômico, pois um pedaço rende muito mais do que o saquinho de queijo ralado.

c) Para grelhar os camarões, utilizar uma frigideira antiaderente. Aquecê-la, no fogo alto, com um fio de azeite e jogar os camarões. Ainda com o fogo alto, dourá-los dos dois lados e, em seguida, abaixar o fogo para que cozinhem por dentro. Tomar cuidado para que não fiquem nem crus, nem “borrachudos”. O processo de cozimento deles é muito rápido e varia de acordo com tamanho.

d) Não temperar os camarões muito tempo antes de grelhá-los, pois o sal pode fazer com que desidratem muito. O ideal é temperá-los com uns 5 minutos de antecedência.

e) Nessa receita eu costumo usar a versão do Pesto Gourmet. Para quem gosta de temperos mais fortes e da massa mais verde, usar o Pesto Simples.

Buon Appetito!!!

5 comentários:

  1. Olá! Conforme prometido aqui estou e gostei muito do que vi.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Me diz onde vc compra este camarão MARAVILHOSO? No seu amigo Everaldo?! rs

    ResponderExcluir
  3. Esse eu comprei no Nippon (207 sul). Eles vendem uns camarões que, apesar de congelados, são muito gostosos.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco (QUE TEM MUITAS COISAS ALÉM DE CARNE) que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
    Abçs

    ResponderExcluir