segunda-feira, 26 de julho de 2010

Por que Tampopo?

Depois de alguns questionamentos, explico hoje a escolha do nome do Blog. Na verdade, foi uma sugestão da minha mãe. Após compreendê-la, apaixonei-me pelo nome.

Tampopo, em português, significa dente-de-leão, erva nutritiva que cresce em campos e jardins. Quem é que, quando criança, nunca soprou aquela flor branquinha que solta floquinhos quando soprada? Assim, Tampopo guarda a poesia e inocência de nossa infância quando, sem querer, ajudávamos a propagar o dente-de-leão pelos campos.

Para quem não se lembra ou não conhece Tampopo, segue uma foto:

Provisoriamente, em homenagem ao nome Tampopo, o layout do Blog traz um desenho do dente-de-leão no canto superior direito.
 
Assim que recebi a sugestão de nome, resolvi assistir a um filme japonês de 1985: Tampopo (em português: Os Brutos Também Comem Spaghetti).
 
Trata-se de uma delicada comédia que retrata sob várias nuances a importância da comida na vida das pessoas. Mais do que isso, ele mostra a busca pelo sabor perfeito e, ao mesmo tempo, como se deve apreciá-lo. No caminho entre os dois lados, o filme retrata ainda, com muita sinceridade, o frio na barriga de quem espera ter sua comida saboreada. Da mesma forma que o cozinheiro usa todos os sentidos para preparar sua obra de arte, aquele que tem o privilégio dela saborear deve usar todos os seus sentidos para bem fazê-lo.

Não há como retratar a delicadeza e sensibilidade do filme - que também apresenta algumas peculiaridades esquisitas (sob a ótica ocidental) da cultura japonesa e escatologias típicas de comédias e sátiras – sem assisti-lo e degustá-lo. Gostei de duas resenhas sobre Tampopo: http://objetobscuro.blogspot.com/2009/07/mistura-perfeita-de-sabor-e-de-vida.htmlhttp://outeabout.wordpress.com/2009/04/19/em-busca-da-comida-perfeita. A segunda, recomendo que seja lida após assisti-lo.

Até o final de semana, publico a próxima receita... =)

4 comentários:

  1. Adorei o blog! No entanto, tenho uma sugestão. A gente podia assistir o filme !!! E você podia fazer a sua primeira receita pra gente comer...

    ResponderExcluir
  2. Amei a sugestão, Fred! E não estou nem preocupada se o mundo vai acabar ou não depois desse evento! Já esotu me escalando... Se o mundo acabar, vai ser de barriga cheia e perto de gente legal que eu adoooooro!:-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei, vocês é que têm que fazer a receita pra EU provar!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Maíra!
    Parabéns pela iniciativa!
    Divulgar o seu dom é uma atitude nobre!
    Vou repassar ao D, porque ele é o gourmet do casal!
    Beijo

    ResponderExcluir